sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

RESUMO DA AULA DO 2º ANO

MASSAS

UNIDADE DE MEDIDA

Unidade de medida de uma grandeza é a quantidade-padrão dessa grandeza, estabelecida arbitrariamente, mas de forma conveniente.

MASSA ATÔMICA


Para medir as massas de átomos parece ser lógico que devamos escolher a massa de um átomo como padrão. E isso foi feito. Escolheu-se, inicialmente, o átomo mais leve que existe, o hidrogênio, e à sua massa deu-se o nome de unidade de medida de massa de átomo. O símbolo dessa unidade era u.m.a.
Então: 1 u.m.a. = mH = massa de 1 átomo de hidrogênio.
Dizer que a massa atômica do cálcio era 40 u.m.a. significava que a massa de 1 átomo de cálcio e 40 vezes a de 1 átomo de H.
A determinação das massas atômicas era feita por métodos físicos, mas principalmente com o auxílio de reações químicas. Mas o hidrogênio não reagia com muitos elementos químicos.
Como o oxigênio reage com a maior parte dos elementos químicos, optou-se pela mudança referencial, adotando-se então o átomo de oxigênio como padrão, ao qual se atribuiu a massa atômica 16.
1 u.m.a. = (1/16).mO
Dizer que a massa atômica do cálcio era 40 u.m.a. significava que a massa de 1 átomo de cálcio é 40 vezes 1/16 da massa de 1 átomo de O.
Com a descoberta dos isótopos, essa teoria foi derrubada.
Em 1961 optou-se pela mudança do referencial, adotando-se então o isótopo 12 do carbono, ao qual se atribuiu a massa atômica 12. Essa resolução unificou as escalas, e a unidade passou a ser denominada unidade específica de massa atômica, adotando-se como símbolo u.
1 u = (1/12). mC12
Massa Atômica: é a massa do átomo, que indica quantas vezes o átomo é mais pesado que 1/12 do átomo do carbono-12, medida em unidade de massa atômica (u).

MASSA MOLECULAR

É a massa da molécula, que indica quantas vezes a moléculas é mais pesada que 1/12 do átomo de carbono-12, medidas em unidade de massa atômica (u).
Como a massa de uma molécula é igual à soma das massas dos átomos que a constituem, a massa molecular é, também, igual à soma das massas atômicas de todos os átomos que formam a molécula.
Exemplos:
H2O = 2.1 + 1.16 = 18u
SO3 = 1.32 + 3.16 = 80u
Na2CO3 = 2.23 + 1.12 + 3.16 = 106u
Ca(OH)2 = 1.40 + 2.16 + 2.1 = 74u

EXERCÍCIOS


1) Calcular as massas moleculares das seguintes substâncias:
C12H22O11 – sacarose. (342 g)
C2H4O2 – ácido acético (60 g)
HNO3 – ácido nítrico (63 g)
H2SO4 – ácido sulfúrico (98 g)
Ca3(PO4)2 – fosfato de cálcio (310 g)
Fe2(SO4)3 – sulfato férrico (399,6 g)
Fe2P2O7 – pirofosfato ferroso (285,6 g)
NH4OH – hidróxido de amônio (35 g)
Al2(SO4)3 – sulfato de alumínio (342 g)
Zn(OH)2 – hidróxido de zinco (99,4 g)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ponto de fusão e de ebulição

SubstÂncias Puras / Pontos de Fusão e de Ebulição

Um levantamento de dados muito útil na química é a chamada curva de aquecimento. Pega-se uma amostra no estado sólido a uma determinada temperatura e submete-se a mesma a um aquecimento constante. A amostra sólida vai aquecendo até que começa a fundir. Transformada em líquido continua aquecendo até entrar em ebulição. Mesmo depois de transformada em gás, pode continuar sendo aquecida. Tomando nota das temperaturas de tempos em tempos, podemos construir o seguinte gráfico:




É importante notarmos dois patamares de temperatura: um corresponde ao ponto de fusão e o outro ao de ebulição. Lembre-se de que durante o processo de solidificação ou liquefação, assim como no de condensação ou vaporização, a temperatura permanece constante.

Outra coisa a ser lembrada: em temperaturas inferiores ao ponto de fusão a amostra é sólida; em temperatura entre o ponto de fusão e o de ebulição é líquida; em temperaturas acima do ponto de ebulição a amostra á gasosa. Exatamente no ponto de fusão coexistem as fases sólida e líquida e, exatamente no ponto de ebulição coexistem as fases líquida e gasosa.

Perceba que, se eu pedir a você um copo com água exatamente a 0oC e você não dispuser de um termômetro, pode fazer o seguinte: coloque bastante gelo em um copo e complete com água. Após alguns instantes (para que o equilíbrio térmico seja atingido) se existir ao mesmo tempo água líquida e gelo, você saberá que a temperatura é exatamente o ponto de fusão, ou seja, 0°C!


Misturas


O levantamento da curva de aquecimento também nos dá outra informação importante. Ela nos diz se nossa amostra é uma substância pura ou uma mistura. Como? Pela análise dos patamares que se formam no PF (ponto de fusão) e PE (ponto de ebulição).

Se ambos - PF e PE - apresentarem temperatura constante, como no gráfico anterior, podemos afirmar que a amostra é uma substância pura. Se um deles ou os dois apresentarem variação, trata-se de uma mistura.

Curva de aquecimento

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Como prometido na aula de ontem, no link abaixo você baixa o livro O Alquimista de Paulo Coelho.

http://www.4shared.com/file/41438216/99bed708/O_Alquimista.html?s=1

Boa Leitura!

Bem vidos todos da comunidade Vovó Mulata

Aí galerinha, este é nosso espaço, ele é destinado aos estudantes do 1º e 2º Ano do Ensino Médio da Escola Infantil Vovó Mulata/ Espaço Cultural Ananias Caetano.
Aqui serão postados links relacionados à disciplina, material relacionado à disciplina, dicas, divulgado datas das avaliações, temas de trabalhos e muito mais.

Não dexe de nos visitar diariamente.